sábado, 24 de janeiro de 2009

Renovação da Métrica do Grito - pausa para metalinguagem

O pessoal do Showlivre, num trabalho belíssimo, que ainda está em processo, reformulou todo o site e recriou o conceito das colunas - que deixam de sê-lo para tornarem-se blogs, como este aqui. Ganham os colunistas, que podem escrever mais e postar sempre, sem depender do pessoal do Showlivre para que os textos vão ao ar; ganha o Showlivre, com a possibilidade de abrir espaço para uma maior diversidade de colunistas e, por conseguinte, de conteúdo; ganham os leitores, com maior possibilidade de entrar em contato com os colunistas.
Acontece, entretanto, que deixar para trás os textos antigos era abandonar no pó virtual um trabalho que adorei fazer - e que contribuiu demais para minha pesquisa, na época do mestrado. Então fica combinado o seguinte: todos os textos que estão publicados antes deste aqui são aqueles que foram publicados na antiga coluna do Showlivre. Espero que, se não tiver utilidade para alguém, esse arquivo de textos do passado sirva, ao menos, para que eu me organize.
Só de reler os primeiros três, minha autocrítica falou muito alto, sugerindo-me que eu os fizesse desaparecer misteriosamente. Mas desisti dessa idéia, porque vejo os textos como retratos de mim mesmo, das reflexões que eu fazia naquelas datas - e o conjunto dos textos como o processo em que me vi envolvido nos últimos dois anos. O leitor decida se os textos antigos - e os novos - têm algum valor.
Todos os textos publicados depois deste aqui pertencem ao novo formato da Métrica do Grito, o de blog. Já prometi mais de uma vez ser mais breve na redação, mas a intenção da coluna permanece neste blog: a análise, em detrimento da superficilidade; a compreensão das canções de rock brasileiro e suas relações com nossa literatura, deixando pra lá detalhes sórdidos ou bizarros da vida pessoal dos músicos e escritores. Para manter esse perfil, meus posts precisam ser um pouquinho mais longos do que rezam as cartilhas de publicações na internet.
Ao trabalho!

Nenhum comentário: